Evidencias de validez de la prueba de Zulliger-sc para la evaluación de relación interpersonal de niños

Autores/as

  • Fabiola Cristina Biasi Universidade São Francisco
  • Anna Elisa Villemor-Amaral Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19990

Palabras clave:

Evaluación Psicológica, ZSC, Niños, Evidencia de Validez.

Resumen

El objetivo del trabajo fue examinar evidencias de validez de criterio para el test ZSC, cuyo foco fueron los indicadores de relacionamiento interpersonal. 119 niños de ambos sexos, del cuarto al sexto año de educación primaria, respondieron al sociograma lo que permitió la selección de dos grupos de participantes: el primer contiene 26 clasificados como los más populares y el otro 22 clasificados como menos populares. Estos dos grupos respondieron a el ZSC. Se consideraron para el análisis los indicadores: M, FM, m; a e p; COP e AG; GHR e PHR; FT, TF e T; Food; PER: PureH, SumH e Índice de Aislamiento. Aquellos que revelaron diferencia estadística significativa, con mayor frecuencia entre los niños más populares fueron: Mp (p=0,04), p (p=0,05) y PureH (p=0,06) fue marginalmente significativa. En el grupo de niños menos populares la mayor frecuencia fue: H<(H)+Hd+(Hd) (x2=4,16, p=0,04). Se concluye que cuatro variables contribuyeron a discriminar grupos, lo que demuestra su contribución para la evidencia de validez de criterio.

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Biografía del autor/a

Fabiola Cristina Biasi, Universidade São Francisco

Psicóloga, mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), Campus Itatiba. Docente do curso de graduação de Psicologia da mesma universidade nos Campi de Campinas e Itatiba.

Anna Elisa Villemor-Amaral, Universidade São Francisco

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Disturbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalare psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Foi membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise e fez diversos cursos de aperfeiçoamento em psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment

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Publicado

2016-01-26

Cómo citar

Biasi, F. C., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). Evidencias de validez de la prueba de Zulliger-sc para la evaluación de relación interpersonal de niños. Psico, 47(1), 13–23. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19990

Número

Sección

Artículos