Evidências de validade do Zulliger-sc para avaliação do relacionamento interpessoal de crianças

Autores

  • Fabiola Cristina Biasi Universidade São Francisco
  • Anna Elisa Villemor-Amaral Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19990

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Zulliger-SC, Crianças, Evidência de Validade

Resumo

Objetivou-se examinar evidências de validade de critério para o teste de Zulliger-Sistema Compreensivo (ZSC), tendo como foco os indicadores de relacionamento interpessoal. 119 crianças, de ambos os sexos, do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, responderam a um sociograma para a seleção de dois grupos de participantes: o primeiro contendo 26, classificadas como mais populares e 22 classificadas como menos populares. Esses dois grupos responderam ao ZSC. Considerou-se para a análise as seguintes variáveis: M, FM, m; a e p; COP e AG; GHR e PHR; FT, TF e T; Food; PER; PureH, SumH e Índice de Isolamento. Os indicadores, mais frequentes nas crianças mais populares com diferenças estatisticamente significativas, foram Mp (p=0,04), p (p=0,05) e marginalmente significativa PureH (p=0,06). No grupo de crianças menos populares a maior frequência estatisticamente significativa foi H<(H)+Hd+(Hd) (x2=4,16, p=0,04). Conclui-se que quatro variáveis contribuíram para discriminar os grupos, o que evidencia validade de critério.

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Biografia do Autor

Fabiola Cristina Biasi, Universidade São Francisco

Psicóloga, mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), Campus Itatiba. Docente do curso de graduação de Psicologia da mesma universidade nos Campi de Campinas e Itatiba.

Anna Elisa Villemor-Amaral, Universidade São Francisco

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Disturbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalare psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Foi membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise e fez diversos cursos de aperfeiçoamento em psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment

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Publicado

2016-01-26

Como Citar

Biasi, F. C., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). Evidências de validade do Zulliger-sc para avaliação do relacionamento interpessoal de crianças. Psico, 47(1), 13–23. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19990

Edição

Seção

Artigos