Significações infantis sobre um treinamento de habilidades sociais (THS) em grupo

contribuições da teoria bioecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41870

Palavras-chave:

treinamento de habilidades sociais, desenvolvimento infantil, teoria bioecológica, pesquisa qualitativa

Resumo

Objetivou-se descrever as significações de crianças sobre a experiência de participar de um treinamento de habilidades sociais em grupo, à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH). Dez crianças de 8 a 14 anos que participaram de um THS em um serviço de psicologia de uma universidade pública do Sul do Brasil foram entrevistadas on-line e realizaram desenhos seguidos de relato. O conteúdo foi submetido à análise temática, com auxílio do software webQDA. Das significações das crianças, emergiram dimensões, categorias e subcategorias que viabilizaram a compreensão dos motivos para participar do THS, dos aspectos que influenciaram a relação entre pares, do envolvimento das crianças com o THS e de suas preferências quanto às atividades do treinamento. O acesso às experiências das crianças indicou que coletar as perspectivas infantis, antes do THS, sobre as relações interpessoais e preferências lúdicas pode adequar o treinamento à singularidade dos participantes.

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Biografia do Autor

Isabella Goulart Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora; professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

Goulart Bittencourt, I., & Menezes, M. (2025). Significações infantis sobre um treinamento de habilidades sociais (THS) em grupo: contribuições da teoria bioecológica. Psico, 56(1), e41870. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41870