Panorama sobre a efetivação do direito à educação nas unidades socioeducativas de internação

revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42399

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Educação, Direitos Humanos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de que maneira o direito à educação tem se concretizado dentro das unidades socioeducativas de internação brasileiras, fazendo uma análise a partir da perspectiva dos Direitos Humanos (DHs) e dos marcos legais voltados para infância e adolescência no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura considerando o período entre 2010 e 2020, nas bases Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science e Scopus. Os descritores utilizados foram “medidas socioeducativas” ou “socioeducação” e “escola*” ou “educ*”. Identificaram-se 15 artigos, que passaram por análises descritivas e pela Análise de Conteúdo Temática. Os resultados encontrados revelam que as condições de efetivação do direito à educação são precárias, passando pela falta de garantia prévia desse direito aos sujeitos, pela falta de estrutura adequada das escolas das unidades e pela precarização das condições de trabalho dos profissionais, culminando na insuficiência do acesso à educação.

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Biografia do Autor

Mayara Ellen Morais de Oliveira Mendes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Mestranda em Psicologia Social. Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

Daniel de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Mestrando em Psicologia Social. Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

Cibele Soares da Silva Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora em Psicologia Social. Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

 

Ivan Bolis, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Professor visitante em Psicologia Social com pós-doutorado em Engenharia de Produção. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

Morais de Oliveira Mendes, M. E., de Oliveira Silva, D., Soares da Silva Costa, C., & Bolis, I. (2025). Panorama sobre a efetivação do direito à educação nas unidades socioeducativas de internação: revisão sistemática. Psico, 56(1), e42399. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42399